Notícia

2020: Ano Internacional da Saúde Vegetal

2020: Ano Internacional da Saúde Vegetal

2020: Ano Internacional da Saúde Vegetal

10 Fevereiro 2020

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) designou o ano de 2020 como Ano Internacional da Saúde Vegetal. O objetivo é conscientizar o público em geral e os responsáveis políticos em todo o mundo da enorme importância da saúde vegetal.

Segundo a ONU, a saúde vegetal está sendo cada vez mais ameaçada. Por exemplo, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), escreve em seu site: “As atividades humanas e as mudanças climáticas mudaram os ecossistemas, reduziram a biodiversidade e criaram novos nichos onde as pragas conseguem prosperar. Ao mesmo tempo, as viagens e o comércio internacionais triplicaram na última década, possibilitando assim a disseminação rápida de pragas e doenças por todo o mundo”.

As plantas são a fonte do ar que respiramos e da maioria dos alimentos que ingerimos, mas normalmente não pensamos na saúde delas. Isso pode ter consequências desastrosas. A FAO estima que cerca de 40% das culturas alimentares se perdem todos os anos devido a pragas e doenças.  Como resultado, milhões de pessoas ficam sem alimentos e a agricultura, a principal fonte de renda para muitas comunidades rurais pobres, é seriamente danificada.

No final de janeiro, eu estive com a ErfGoed na feira IPM em Essen e verifiquei que não havia quase nada sobre o tema do ano. Encontrei o tema somente uma vez em toda a feira. Aparentemente, embora esse seja um tópico muito importante, as pessoas ainda não estão lhe dando muita atenção. É claro que o foco principal são as culturas alimentares, mas a floricultura também desempenha aqui um papel importante.  Afinal, a disseminação de doenças e pragas não diferencia as culturas alimentares das plantas ornamentais.

É importante que todos contribuamos mais para manter e promover a saúde das plantas. Para mim, isso não tem a ver com a capacidade de exequibilidade da criação, mas sim com tratar com cuidado aquilo que nos foi confiado. É isso que consideramos importante na ErfGoed.

A saúde das plantas sempre foi um tema importante no desenvolvimento de nossos sistemas de cultivo, pois acreditamos que esses sistemas devem aumentar a resistência das plantas. E além disso, isso já não se aplica apenas à floricultura; nossos pisos estão cada vez mais sendo usados para o cultivo de legumes.

Se você tiver outras sugestões ou ideias, não hesite em nos telefonar ou enviar um e-mail!

Hugo Paans
Diretor-geral