Notícia

Tempos de contratempo são tempos de crescimento

Tempos de contratempo são tempos de crescimento

Tempos de contratempo são tempos de crescimento

20 Julho 2020

Um vídeo está circulando no YouTube no qual um rabino fala sobre como as lagostas crescem. Acho que podemos aprender muito com isso. Especialmente neste momento. Uma lagosta é um animal mole que cresce em uma casca dura como pedra. Durante o crescimento, a lagosta sempre chega a um ponto em que sua casca é muito pequena e o animal não se sente confortável e sente dor. O que ela faz? Ela encontra um lugar seguro debaixo de uma pedra, ela se liberta de sua casca e produz uma nova. Uma que é confortável e que lhe dá a oportunidade de crescer ainda mais. Até que … de fato, essa nova casca também é muito apertada e o processo se repete por várias vezes. Tempo após tempo

E se a lagosta tivesse ido ao médico na primeira vez e tivesse lhe dito que estava com dor por toda parte, o rabino se pergunta. Então ela receberia analgésicos e o resultado seria que imediatamente ela se sentiria bem melhor. E a necessidade de abandonar sua casca teria desaparecida. Mas então o crescimento nunca teria acontecido novamente!

A mensagem desta história é clara: precisamos de tempos de contratempo para crescer. Você se identifica com isso? É nítido que atualmente estamos lidando com contratempos. Em fevereiro, todo mundo ainda estava pensando em crescimento. Um mês depois, isso foi simplesmente freado. A ErfGoed também tinha grandes planos para 2020. Mas de um momento para o outro, surgiu uma linha grossa que riscou tudo. E os planos se foram.

E o truque é fazer com que a sua organização se mova novamente. Na horticultura, tenho visto alguns exemplos maravilhosos de empreendedorismo nos últimos meses. Empresas que se adaptaram rapidamente à nova situação. Nós também tivemos que fazer isso. E essa certamente não foi a primeira vez. Isso já começou quando ainda éramos uma empresa contratada e fizemos muito trabalho de escavação e moagem nas estufas, até que o substrato apareceu. A remoção de culturas provou ser a solução.

Em 2008, no início da crise anterior, também enfrentamos um grande desafio: vamos nos despedir dos colegas ou vamos nos focar juntos no exterior? Até hoje, estou feliz por termos escolhido o último como uma equipe. Com isso, sobrevivemos ilesos à crise anterior.

Flexibilidade e vontade de se adaptar rapidamente são as palavras-chave em tempos de contratempo. A sua empresa está organizada de forma que você possa mudar rapidamente, por exemplo, de cultivo, mercado, vendas ou valor agregado. Na ErfGoed, fazemos todo o possível para ajudá-lo com isso. Nos últimos meses, por exemplo, testamos com sucesso o cultivo de Phalaenopsis no piso da ErfGoed! Um piso flexível que permite alternar as culturas a qualquer momento.

Você gostaria de comentar ou possivelmente tem ideias?
Simplesmente me ligue ou me envie um email.

Hugo Paans
Diretor Geral ErfGoed