Notícia

Como criar um clima mais seco na minha estufa?

Como criar um clima mais seco na minha estufa?

19 Fevereiro 2016

Um clima húmido

Há pouco tempo atrás, reparámos que tínhamos muita humidade na nossa casa. Formava-se muita condensação nas janelas. Por vezes, a água escorria até ao chão. E nós perguntávamo-nos o que se estaria a passar, porque esta situação não é muito saudável. O bolor apodera-se rapidamente da casa, e abrir as janelas constantemente para depois ter de voltar a aquecer a casa também não é uma opção muito prática.

Felizmente, a causa do problema foi identificada rapidamente. Após alguma pesquisa chegou-se à conclusão que a casa se encontrava sobre um terreno demasiado húmido, o que não é ideal. É uma situação que deve ser resolvida rapidamente e a solução que encontramos foi a drenagem. Desde então, a nossa casa voltou a ter um ambiente agradável e saudável.

Abrir as janelas e aquecer

Nas estufas observa-se frequentemente uma situação muito semelhante. Muitas vezes ouço cultivadores a falar sobre ambientes demasiado húmidos, o pode causar muitos riscos. A única solução que conseguem encontrar é abrir as janelas e, entretanto, ligar o aquecimento para secar a estufa. No entanto, isto constitui um grande desperdício de energia (cara).

Risco de falha na produção

O aspeto que eu acho mais marcante é o facto de praticamente não nos preocuparmos com a causa do problema. Se descobríssemos a causa, seria mais fácil encontrar uma solução! Um ambiente demasiado húmido também pode ser nocivo para vários tipos de plantas! Se não fosse o caso, não estaríamos a desperdiçar grandes quantidades de energia dispendiosa para secar as estufas. O risco de falha na produção é demasiado grande.

Reações dos cultivadores

Pessoalmente, acho que é um desafio andar sempre à procura de soluções para este tipo de problemas. É essa a minha motivação. Quando a solução funciona, isso dá-me uma enorme satisfação e vejo que os cultivadores também satisfeitos e que o seu rendimento aumenta. “Este piso de cultivo fica seco em apenas meia hora após a rega!” ou “Com este piso de cultivo é possível regular o ambiente em torno do vaso.” Estas são algumas reações de cultivadores que constataram a drenagem perfeita do ErfGoedVloer pela primeira vez. Eu acho que são reações fantásticas!

Desta forma, o cultivo é mais fácil de planear.

Hugo Paans
General manager