Notícia

Cultivar Phalaenopsis na mais inovadora estufa

Ter Laak Orchids

Cultivar Phalaenopsis na mais inovadora estufa

29 Agosto 2017

Daqui algumas semanas nós vamos iniciar na empresa Ter Laak Orchids em Wateringen. Isso por si só logicamente, não é nenhuma novidade, se não fosse por tratar de uma das mais inovadoras estufas na Holanda. É a assim chamada estufa de luz natural (luz do dia) um conceito que está sendo introduzido pela Techokas de De Lier.

Há alguns anos atrás  estava sendo construída a primeira estufa de luz natural de 4000 m2 na Ter Laak. Com esta estufa  eles foram  os primeiros a usar  este conceito de iluminação. Isto não é de se surpreender .A empresa se caracteriza por – como eles mesmos dizem -estar  altamente comprometida  com a responsabilidade social.

Para o piso eles optaram por ErfGoed. Richard ter Laak disse na ocasião que: ”Dentro  da Horticultura a ErfGoed está muito bem avaliada. Para você ter o melhor  produto, você também precisa escolher os melhores  partidos. E então para o piso você chega em ErfGoed.”

A estufa de luz natural faz com que se faça mais uso da luz do dia e aproveitando com isso o calor. Com isso há uma grande economia de energia e um aumento na qualidade das plantas, conforme Ter Laak: ”Os resultados são muito bons. Nós produzimos uma qualidade melhor de plantas e com mais raízes, e com plantas mais vigorosas  temos um crescimento mais rápido para a fase seguinte do cultivo. Ao lado disso nós economizamos aproximadamente 50% em energia”.

Entretanto  a empresa decidiu  construir mais uma estufa de luz natural. Desta vez  uma área de 5 hectares aproximadamente! E novamente Ter Laak escolheu o piso da ErfGoed. Nós estamos muito orgulhosos com isto.

Eu logicamente entendo que toda a atenção num determinado projeto novo de construção vá  principalmente  para as inovações na parte superior da estufa .Essas, na verdade, são bem visíveis e novas. Mas isso não tira  a  importância do papel crucial que o piso desempenha quando se trata da economia de energia, água e fertilizantes  e na criação de condições ótimas de cultivo e de trabalho. Em outras palavras: Um teto inovador não é possível sem um piso inovador!

Quando estou  visitando os clientes e mostro como nosso piso de cultivo é estruturado e quais as vantagens que ele tem, eu me realizo na verdade  de novo como nossos pisos são inovadores e focado no futuro. E que é sempre personalizado, um trabalho feito sob medida.

Assim nós colocamos algumas calhas de concreto no projeto de Ter Laak, para captar e descartar  mais facilmente o lixo e a gordura  (da casca).

Nós fazemos tudo isso a partir da visão, para ajudar a horticultura continuar sendo sustentável. Através do desenvolvimento do piso de cultivo que proporciona um nítido aumento da produção e do rendimento, mas também levando  em consideração as pessoas  e o meio ambiente.

Você está interessado ou você tem ideias de como  pode ser melhor, mande um email para mim!

 

Hugo Paans
Diretor
h.paans@erfgoed.nl